DOENÇAS TRANSMITIDAS POR RATOS

Os ratos transmitem várias doenças aos homens, de forma direta ou indireta.

Leptospirose
:

A Leptospirose é também conhecida como doença de Weil. Ela é causada por duas espécies de bactérias (Leptospira spp). Essas bactérias se alojam nos rins dos ratos e são eliminadas através da urina. Nas enchentes, a urina se mistura à água, que fica contaminada podendo assim transmitir ao homem a doença, penetrando através das mucosas ou da pele.
O melhor modo de evitar a doença, é evitando o contato com águas empossadas e lama.
Deve-se também manter a habitação limpa e desinfectada.

Peste Bubônica:

A Peste Bubônica, também conhecida como "peste negra" ou "morte negra", é transmitida através da pulga do rato. Atualmente é uma doença de pouca incidência, mas ainda provoca mortes na Índia, Paquistão, Bangladesh e até mesmo no Brasil, principalmente Nordeste.

Tifo Murino:

Também conhecido como "febre murina", é transmitido pela picada da pulga do rato infectada pela bactéria Rickettsia typhi.

Febre da Mordida do Rato:

É transmitida pela mordida do rato quando o mesmo está infectado pelo Spirillun minus. A transmissão ocorre através da saliva do rato, que morde principalmente crianças e idosos que estejam acamados.

Triquinose:

É provocada pela Trichinella Spiralis. Os suínos se alimentam das fezes e cadáveres de ratos infectados, que podem transmitir ao homem quando se alimentam da carne meio crua.

Raiva:

Atualmente se crê que os ratos não transmitem mais o vírus da raiva.

Salmoneloses:

As bactérias da salmonela provocam envenenamentos alimentares, como gastroenterites. Os ratos frequentam lugares contaminados pela salmonela, como esgotos por exemplo, contaminando os alimentos. O homem se contamina ingerindo tais alimentos contaminados.

Hantavirose:

Os ratos transmitem o hantavirus através da saliva e da urina.

Fonte: Pragas on line

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONHEÇA A ANATOMIA DO ESCORPIÃO

MAIS DE 80 CIDADES DE SC REGISTRARAM ACIDENTES COM ESCORPIÕES EM 2021

COMO EVITAR ACIDENTES COM ANIMAIS PEÇONHENTOS