DE ONDE VEM OS INSETOS QUE APARECEM NA PRIMAVERA


Dia 23 de setembro foi o início da Primavera, a estação do ano que se segue ao Inverno e precede o Verão. É tipicamente associada ao reflorescimento da flora e da fauna terrestres. Mas, de onde vem os insetos que aparecem na primavera?
Muitos deles passam o período do outono e inverno em um estágio de descanso, que pode ser na fase de ovo ou pupa. Insetos como as libélulas possuem formas jovens chamadas de ninfas que passam esta fase na água. Estas podem ficar bastante ativas neste meio, mesmo em temperaturas baixas.


Apenas os insetos adultos são maduros sexualmente. Na primavera os insetos que passaram em estágio dormente durante o inverno, emergem e não perdem tempo para procurar um parceiro para o acasalamento.

A maioria dos insetos adultos possui asas que os permitem alçar voos a longas distâncias onde podem encontrar local adequado para a postura dos ovos e alimento para a futura geração.



A maioria dos insetos passa por uma metamorfose, ou seja, mudam a forma do corpo consideravelmente, principalmente naqueles insetos que possuem larvas na fase imatura. Um exemplo de insetos com fase larval são as borboletas e mariposas.

As larvas são imaturas sexualmente. Sua função é se alimentar e crescer. Elas precisam trocar de pele algumas vezes para crescer. Este fenômeno é chamado muda. Na última muda, o tegumento (pele) do inseto endurece e ele então empupa (em um casulo ou mesmo sem este).


Dentro da pupa o tecido da larva é rearranjado para que seja formado o inseto adulto. Após um tempo, que pode ser durante o período do inverno, o inseto adulto emerge. Então completa-se o ciclo.

É importante lembrar que nem todos os insetos são pragas. A maioria deles, na verdade, é extremamente benéfica para o meio ambiente, contribuindo para o controle da população de outros organismos, promovendo a fertilidade do solo, por meio da introdução de matéria orgânica rica em nutrientes e servindo de alimento para outros animais.

Fonte: Pragas Online

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONHEÇA A ANATOMIA DO ESCORPIÃO

MAIS DE 80 CIDADES DE SC REGISTRARAM ACIDENTES COM ESCORPIÕES EM 2021

COMO EVITAR ACIDENTES COM ANIMAIS PEÇONHENTOS