CHUVA E CALOR PROVOCAM INCIDÊNCIA DE ESCORPIÕES EM SÃO JOÃO DEL REI - MG

Escorpiões São João del Rei (Foto: Reprodução/TV Integração)
De janeiro até fevereiro deste ano, 17 escorpiões foram recolhidos em São João del Rei, no Campo das Vertentes. Segundo a Vigilância Epidemiológica da cidade, duas pessoas já foram picadas em 2014, mas o número pode ser maior devido à subnotificação. Altas temperaturas e pancadas de chuva formam condições ideais para o aparecimento do aracnídeo nessa época do ano também em Juiz de Fora.
Os escorpiões medem entre 7 a 12 centímetros. Os animais têm hábitos noturnos e o veneno afeta o sistema nervoso, causando dor, pontadas e aceleramento dos batimentos cardíacos. Segundo a coordenadora da Vigilância Epidemiológica de São João del Rei, Eliene Freitas, é necessário que as pessoas notifiquem as ocorrências. "Às vezes o paciente tem os sintomas, mas não é registrado. São com essas informações que podemos elaborar e estruturar as ações e verificar o resultado delas", informou.
O período chuvoso é a época em que o aparecimento de escorpiões é mais comum. Por causa da chuva, eles ficam desalojados e procuram abrigo em porões, quintais com entulho e também na rede de esgoto das cidades. A balconista Maria Lúcia Silva já encontrou um deles em casa. "Eu havia deixado um tênis na varanda e quando fui calçar, tinha um escorpião lá dentro", contou.
Os escorpiões são muito resistentes aos inseticidas. Eles sobrevivem por meses sem água ou comida. Em São João del Rei, os aracnídeos aparecem principalmente nos bairros próximos ao centro histórico da cidade. Segundo a agente de saúde Maria de Fátima Pereira, os cuidados vão desde a limpeza de quintais e terrenos baldios até checagem de calçados antes do uso. "Também pedimos para as pessoas tomarem cuidado com qualquer coisa que pare água", disse.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONHEÇA A ANATOMIA DO ESCORPIÃO

MAIS DE 80 CIDADES DE SC REGISTRARAM ACIDENTES COM ESCORPIÕES EM 2021

COMO EVITAR ACIDENTES COM ANIMAIS PEÇONHENTOS