CENTOPEIA, NÃO A MATE! VEJA PORQUE ELA É ÚTIL EM CASA



A centopeia enriquece o solo do jardim, contribuindo para o crescimento das suas plantas, controla a infestação de insetos como baratas, por exemplo.
No Japão, a centopeia é criada como animal de estimação e o nome que é dado a ela é Geji-Geji.

Conheça mais sobre a centopeia com as informações a seguir.

1. Informações Científicas

No Brasil, a centopeia é popularmente chamada de lacraia, mas, este conteúdo se refere à espécie Scutigera coleoptrata.
A Scutigera coleoptrata ou centopeia caseira, é uma espécie de artrópode pertencente à classe Chilopoda, e é muito comum encontrá-la em residências e em edifícios que possuem um ambiente com elevada umidade interna.

2. Descrição e características

Esse tipo de centopeia possui coloração amarronzada, pode ter até 15 pares de pernas.
Essa espécie é insetívora, por isso, se alimenta de outros artrópodes, como insetos e aracnídeos.
Vive, de forma nativa na Região Mediterrânica, mas com o tempo, se tornou uma criatura sinantrópica, vivendo geralmente em habitats humanos.
A centopeia caseira nasce como uma larva pálida com 08 patas e conforme se desenvolve surgem novos pares, até ficar ao todo com 30.
As patas mais posteriores permitem que a centopeia se movimente com velocidade, enquanto as dianteiras a direcionam na caminhada.
O último par de patas da centopeia são mantidos em suspenso, que têm função semelhante às antenas dela.
Cada pata termina em um fim muito segmentado e flexível como se fosse uma corda, para agarrar a sua presa.
As glândulas de veneno são localizadas no primeiro par de pernas junto à cabeça dela e que são um par de maxilípedes (patas-maxilas que auxiliam na alimentação) chamadas de forcípulas.
A centopeia usa as forcípulas que são peçonhentas para apreender os insetos dos quais se alimenta.
Estas forcípulas também são usadas para a centopeia segurar os próprios membros, enquanto faz a limpeza deles.

3. Razões para deixar a centopeia viver no ambiente doméstico

Se você ver uma centopeia, ou lacraia, como também é conhecida, preserve a vida dela, pois, ela será útil ao equilíbrio do ambiente.
A centopeia vive de três até sete anos, preferindo locais fechados, pouco arejados, úmidos e frios, como por exemplo: adegas, banheiros, lavanderias ou rachaduras nas paredes e muros.
A espécie de centopeia Scutigera coleoptrata se alimenta de vários insetos, como: formigas, mosquitos, percevejos, cupins e baratas, por isso, impede o descontrole populacional em um ambiente, impedindo que haja uma infestação dessas espécies de insetos.

4. Como impedir a entrada de centopeias em ambientes onde dormem crianças e animais

Caso haja vários focos de umidade em seu lar, isto pode atrair várias centopeias ou lacraias e se for um local onde dormem crianças ou animais, você pode evitar a entrada e permanência desse inseto nesses lugares, mantendo o ambiente seco e limpo e tampando buracos, frestas e rachaduras nas paredes, soleiras ou nos rodapés e limpando atrás dos móveis e armários.
Algumas formas naturais de repelir este inseto em determinado ambiente é polvilhar um pouco de pimenta caiena ou cravo e café em pó no local desejado. Assim, a lacraia irá passar longe!

5. Cada ser tem o seu papel na natureza e no ambiente

De todas essas informações, pode-se concluir que, se não fossem as centopeias, a casa e o ambiente estariam super povoados de uma enorme variedade de insetos!
Graças às centopeias, isto não acontece. Por isso, se vê-la, preserve-a, pois ela tem o seu propósito para a natureza e o ecossistema.



Fonte: Green Me

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONHEÇA A ANATOMIA DO ESCORPIÃO

MAIS DE 80 CIDADES DE SC REGISTRARAM ACIDENTES COM ESCORPIÕES EM 2021

COMO EVITAR ACIDENTES COM ANIMAIS PEÇONHENTOS