COMO IDENTIFICAR TIPOS DE ESCORPIÃO? VEJA O GUIA DO INSTITUTO BUTANTAN

 



Escorpiões são artrópodes que pertencem à classe Arachnida (assim como as aranhas) e constituem o principal grupo responsável por acidentes dentre os animais peçonhentos no Brasil. Daí sua importância em saúde. Os escorpiões são animais terrestres e a maioria tem hábitos noturnos. Alimentam-se de animais vivos como baratas, grilos, aranhas e pequenos vertebrados. Quando encontram condições favoráveis, as espécies se domiciliam com facilidade.

Principais espécies causadoras de acidentes

Tityus serrulatus (escorpião-amarelo)


Possui as pernas e cauda amarelo-clara, e o tronco escuro. A denominação da espécie é devida à presença de uma serrilha nos 3° e 4° anéis da cauda. Mede até 7 cm de comprimento. Sua reprodução é partenogenética, na qual as fêmeas se reproduzem sem a necessidade da presença de um macho. Cada mãe tem aproximadamente dois partos por ano, com cerca de 20 a 25 filhotes cada. Está distribuída praticamente em todo o Brasil, com exceção de alguns estados da região Norte.

Tityus bahiensis (escorpião-marrom)


Possui a coloração marrom, o tronco escuro, pernas e palpos com manchas escuras e cauda marrom-avermelhada. Não possui serrilha na cauda, e o adulto mede cerca de 7 cm. O macho é diferenciado por possuir pedipalpos volumosos com um vão arredondado entre os dedos. Tem sua presença registrada nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil.

Tityus Stigmurus ( escorpião-amarelo-do-Nordeste)


Possui coloração amarelo-claro. Assemelha-se ao T serrulatus nos hábitos e na coloração, porém apresenta uma faixa escura longitudinal na parte dorsal do seu mesossoma seguido de uma mancha triangular no prossoma. Também possui serrilha, porém, menos acentuada, nos 3° e 4° anéis da cauda. Sua reprodução pode ocorrer por partenogênese, o que, assim como para Tityus serrulatus, facilita no crescimento da população e na sua dispersão. Originalmente conhecido apenas na região Nordeste do Brasil, atualmente também é registrado nos estados de São Paulo, Paraná e Santa Catarina.

Tityus obscurus (escorpião-preto-da Amazônia)


Quando adultos, possuem coloração negra, por vezes avermelhada, podendo chegar a 9 cm de comprimento. Quando jovens, a coloração é bem diferente, com o corpo e apêndices castanhos e totalmente manchados de escuro, podendo ser confundidos com outras espécies da região amazônica. Macho e fêmea são bem distintos, sendo que o primeiro apresenta os pedipalpos bastante finos e alongados, assim como o tronco e a cauda, em relação à fêmea.

Fonte: Pragas e Eventos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONHEÇA A ANATOMIA DO ESCORPIÃO

MAIS DE 80 CIDADES DE SC REGISTRARAM ACIDENTES COM ESCORPIÕES EM 2021

COMO EVITAR ACIDENTES COM ANIMAIS PEÇONHENTOS